Técnico em Segurança do Trabalho

Perfil Profissional

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e exigente, ter uma certificação faz toda a diferença na hora de conseguir um emprego ou até mesmo uma promoção. Por esse motivo, o RNC, em parceria com grandes empresas oferecem estágios garantidos que prepara profissionais da área de Técnico em Segurança do Trabalho para o emprego.

O profissional técnico em segurança do trabalho, responsável por desenvolver nas empresas programas de prevenção de acidentes, higiene ocupacional, prevenção e combate a incêndio e outros programas vinculados às atividades deste profissional. A Capital do estado do Rio emprega 3.739 trabalhadores. Em todo o estado há 8.000 empregados no setor, com salário médio de R$ 3.263,78. Atuar nas áreas: Comércio, Indústria, Empresas privadas e públicas realizando as seguintes atividades: Identificar os determinantes e condicionantes do processo saúde – doença; Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho; Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade; Realizar trabalho em equipe, correlacionando conhecimentos gerais; Aplicar normas de biossegurança; Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do consumidor/usuário; Identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não- renováveis e de preservação do meio ambiente; Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho; Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde; Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos; Informar o cliente/paciente, o sistema de saúde e outros profissionais sobre serviços prestados; Realizar primeiros socorros em situações de emergência.


Certificação conferida RNC – REDE NOVO CURSO
Duração do curso 18 meses
Idade 18 anos é a idade mínima
Turno/Dias (segunda ou quarta - N) / (terça ou quinta - N) / (sábado - I)
Carga Horária 4h/ Aulas
Pré-requisito Ensino Médio em Andamento
Documentos p/ Matrícula

1 Fotos 3x4;
1 xérox: RG; CPF;
1 xérox: Comprovante de Residência;
1 xérox: Certidão de Nascimento ou Casamento;
1 xérox: AUTENTICADAS do certificado de conclusão do Ensino Médio (2º grau);
1 xérox: Histórico de conclusão do Ensino Médio (2º grau);
OU 1 Comprovante original “Declaração” da escola onde está fazendo o Ensino Médio (2º grau);

A documentação deverá estar com os nomes e datas atualizadas e legíveis.

*Turno/Dia: podem ser mudados conforme a necessidade da entidade com o número de matriculados nos projetos.


Disciplinas - Estrutura Curricular do Curso

Ao aluno que concluir com aprovação os módulos I e II, considerando o aproveitamento de estudos e ou competências, apresentar a comprovação da conclusão do estágio supervisionado, bem como, o Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou estudos equivalentes, será conferido o Diploma de Técnico em Segurança do Trabalho.

MÓDULO I
  • Ergonomia
  • Prevenção e controle de riscos
  • Tecnologias de prevenção e combate a incêndio e suporte emergencial à vida
  • Meio ambiente e qualidade de vida
MÓDULO II
  • Segurança e saúde no trabalho
  • Noções em legislação
  • Desenho técnico
  • Doenças ocupacionais
  • Tcc - trabalho de conclusão de curso
ESTÁGIO SUPERVISIONADO : 240h
CARGA HORÁRIA TOTAL: 1.440 horas


Metodologia de Ensino

Uma metodologia inovadora que se encaixa perfeitamente no seu dia-a-dia.

A RNC oferece diferentes possibilidades para quem quer estudar utilizando as novas tecnologias de informação disponíveis para aprendizagem através de aulas práticas e projetos desenvolvidos durante o curso.